O mês de agosto terminou com uma grata e valiosa surpresa para a equipe do Museu da História do Futebol (MUHF). O Instituto Cultural Soto (ICS), mantenedor do museu, adquiriu uma das mais importantes bibliotecas sobre futebol, e que, anexada a atual, se tornará a maior biblioteca especializada em futebol da América do Sul.
A coleção adquirida pertenceu a Paulo Machado de Carvalho, conhecido como "Marechal da Vitória", por ter sido o chefe da Delegação Brasileira nas copas de 1958 e 1962 e considerado o maior responsável "fora de campo" pelas conquistas. Em sua homenagem, o Estádio do Pacaembu foi batizado com seu nome.
Na comunicação deixou um grande legado, sendo o fundador e patrono da RecordTV, Rádio Record e mentor e proprietário da Rádio Excelsior (atual CBN), Rádio São Paulo, Rádio Panamericana (atual Joven Pan), entre outras. Contudo sua maior paixão sempre foi o futebol, estando na diretoria do São Paulo Futebol Clube entre 1934 e 1956. Foi o braço direito de João Havelange na Confederação Brasileira de Desportos (CBD).
De acordo com Jules Soto, fundador e presidente do ICS, "trata-se de um arquivo bibliográfico e documental de valor incalculável, não só de futebol, mas de todas as modalidades de esporte praticadas no Brasil desde a década de 1920, que somado ao acervo que já tínhamos nos coloca no topo na área do esporte".
É importante salientar que a coleção adquirida representa mais de 3 metros cúbicos de papel, que necessitaram o apoio logístico da Universidade do Vale do Itajaí, parceira de longa data do ICS. Todo acervo será triado, inventariado e passará pelos processos de higienização e restauro.
Não há uma estimativa de data, mas Soto ressalta que toda a biblioteca estará disponível para consulta de estudantes e pesquisadores no Museu da História do Futebol, localizado em Porto Belo: "Santa Catarina estabelece com esta biblioteca um novo marco no estudo da história do esporte no Brasil e o ICS tem orgulho de ser peça fundamental neste processo!".
Comments