LOJA
EXPOSIÇÃO DE LONGA DURAÇÃO
O projeto museográfico implantado no MUHF contemplou rigorosas normas de segurança, acessibilidade, conforto contemplativo e sustentabilidade.
Foram utilizados módulos móveis padronizados, distribuídos em células correspondentes a cada uma das edições de Copas do Mundo, dispostas de forma cronológica em um fluxograma contínuo que diminui consideravelmente a possibilidade do “passar despercebido”.
Isto possibilitou uma proposta museológica que vai além do futebol propriamente dito, passando a ser uma legítima “viagem no tempo”, reforçada por vitrines que objetivam apresentar aquele período ao visitante. Desta forma observa-se claramente as relações de memória das diversas faixas etárias que visitam o museu, provocando trocas de informações entre gerações distintas.
Nesta primeira fase, apesar de seus mais de 600m² de área e 350m lineares de expositores, menos da metade da proposta original foi atendida, contemplando peças originais de todas as edições do campeonato mundial de futebol da FIFA.
Para a segunda fase, pretende-se expor as peças relativas a Olimpíada, Copa América, Eurocopa, Copa das Confederações e as demais modalidades (futebol de areia, futebol de salão, futebol paraolímpico), assim como nas categorias de base (sub 17, sub 21 e sub 23) e futebol feminino.
Além das camisas do Brasil, contamos com uma grande coleção de camisas de seleções estrangeiras, muitas delas autografadas por craques do futebol mundial: Diego Maradona, David Beckham, David Silva, Thiery Henry, Alessandro Del Piero, Arjen Robben, Lottar Mattheus, Andrés Iniesta, Lionel Messi, Cristiano Ronaldo, entre outros.