SOBRE

_MMP9912-264.jpg

A partir de então, o acervo particular da família Soto passou a ser incrementado e pesquisado, seguindo os métodos aplicados as demais coleções cedidas ao Instituto Cultural Soto (ICS), o que resultou em uma das principais exposições sobre futebol no mundo.

Importante destacar que, seguindo as mesmas diretrizes dos demais museus inaugurados pelo ICS, não foram utilizados recursos públicos, nem qualquer subsídio de leis de incentivo. Após diversas exposições itinerantes, tal esforço culminou na inauguração do Museu da História do Futebol (MUHF) em 28 de fevereiro de 2019.

O Resgate Canarinho

O Brasil é conhecido como o “país do futebol”, mas não quando se trata de memória. Percebemos isto ao visitar os museus brasileiros sobre este tema. Há uma grande falha, visto que nenhum deles possuía um acervo que resgate, imortalize e valorize a história da seleção brasileira – maior vencedora da história das Copas do Mundo e única pentacampeã do torneio.

Em 2013, Jules Soto e Rômulo Porthos deram início a um projeto de criação de um museu sobre a história do futebol, com especial interesse a Seleção Brasileira. Isso se deu pela enorme carência de fontes confiáveis para a adequada determinação de material esportivo futebolístico, notoriamente os vinculados a Seleção Brasileira.

As principais coleções sobre nossa seleção estão nas mãos de particulares ou foram enviadas para colecionadores no exterior. Desta forma, percebemos a importância de criar um museu que trabalhe na recuperação, conservação e perpetuação da história da seleção canarinho, buscando, entre outros objetivos, resgatar a maior quantidade possível de uniformes usados em jogos oficiais.

_MMP9815-168.jpg
QUEM SOMOS

O Museu da História do Futebol é mantido pelo Instituto Cultural Soto (ICS) - uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público. O ICS foi fundado em Santa Catarina em 2005 e desde então atua desenvolvendo museus e exposições itinerantes, resgatando e promovendo a história, cultura e esporte.

MISSÃO

A missão do MUHF é resgatar e expor o patrimônio futebolístico brasileiro, valorizando o papel do esporte na sociedade, buscando integrar cultura, esporte, história e lazer.

EQUIPE TÉCNICA

JULES M. R. SOTO