Buscar

Encontrado o Álbum dos Campeões

Após 60 anos oculto ao público, o Instituto Cultural Soto divulga a descoberta do mais completo álbum fotográfico sobre a chegada da Seleção Brasileira campeã da Copa do Mundo da Suécia 1958. De acordo com o Curador, Prof. Jules Soto, “trata-se de um material iconográfico único, que registra o início de uma saga que resultou na maior potência do principal esporte mundial!” O álbum, no formato 23,5 cm x 31 cm, possui 109 fotografias originais da época, em papel preto e branco, que registram a chegada da delegação ao Aeroporto do Galeão, a recepção no Palácio do Catete pelo então Presidente Juscelino Kubitschek e no Palácio do Governo do Estado de São Paulo com o então governador Jânio Quadros, ente outras autoridades. “Não são só fotos oficiais, pois incluem momentos do jantar com os familiares de forma descontraída, como podemos observar no semblante dos pais e irmãos de Pelé...”, complementa Soto.

O álbum foi localizado e adquirido em novembro de 2015 e pertenceu a José João Altafini, o jogador Mazzola, integrante daquela seleção memorável. “A partir daí começamos um trabalho de pesquisa sobre o material, que visava principalmente identificar o fotógrafo e buscar outras fotos iguais ou da mesma série em outros acervos” ressalta o curador.

Inicialmente, pelo estilo, foi apontado o grande fotógrafo Jean Manzon, mas nada foi encontrado em seu acervo conhecido, levando os pesquisadores a acreditar que muito provavelmente foram efetuadas pelo fotógrafo carioca Joaquim José de Lima, que vendia álbuns para a CBD (Confederação Brasileira de Desportos), atual CBF.

De qualquer forma a peça é única, com um levantamento completo de um momento da história do Brasil e do esporte mundial! Trata-se do mais importante acervo iconográfico até o momento encontrado sobre a Seleção de 1958!


6 visualizações
+55 47 99266-1005
ícone-youtube.png
ícone-instagram.png
ícone-Facebook.png
Visite nossas redes sociais:
BR 101/SC KM 159 - Sentido Norte, Porto Belo - Santa Catarina - Brasil  |  CEP 88.210-000

Realização:

Apoio:

2018 Museu da História do Futebol - Todos os direitos reservados.